fbpx

Parque Nacional da Chapada das Mesas: conheça algumas atrações

28/09/2021

Inaugurado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos destinos naturais mais encantadores do Nordeste! A atração, que possui uma área de 160 mil hectares, é tão grande que ocupa o território de três distritos maranhenses: Carolina, Estreito e Riachão.

Para quem procura uma verdadeira experiência de conexão com a natureza, o PNCM é o destino ideal. O parque, que oficialmente é uma unidade de conservação, possui tantas atrações que somente com alguns dias de passeio pelo local é que é possível visitar todas elas. Dentre as atratividades da região, é possível destacar as diversas espécies de animais e plantas existentes, os inúmeros rios e cachoeiras, as piscinas naturais e cavernas, e também as diversas grutas e morros – que podem chegar a uma altura de até 250 metros.

E com tanta atração existente no parque, resolvemos mostrar alguns dos principais pontos turísticos desse território do cerrado, confira.

Cachoeira do prata

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um ecossistema tão grande e diverso que só na área de habitação do parque existem 400 nascentes de rios. E dentre todos esses mananciais de água está a Cachoeira do Prata, um dos principais destinos do PNCM. Situada na divisão das cidades de Carolina e Estreito, a Cachoeira do Prata é o ponto de encontro dos rio farinha e tocantis. Isso porque, após 200 km de percurso, é nesse local que o rio farinha desemboca para então virar parte do rio tocantins. Com quedas d`água de aproximadamente 18 metros de altura, o monumento natural, que também se destaca pelo fácil acesso, é um destino indispensável na rota local dos turistas.

Portal da chapada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizado no município de Carolina, o Portal da Chapada é outro destino que não pode faltar na rota de visitação do parque. Para acessar o local, os turistas só precisam passar por uma pequena estrada de terra e outra trilha de caminhada. Com uma vista panorâmica de mais de 70 metros de altura, esse recanto promete armazenar memórias inesquecíveis aos seus visitantes.

Encanto azul

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizada na cidade de Riachão, essa piscina natural é outro ponto de visitação da área de conservação que não pode ser deixado de lado. A atração, conhecida por ser um braço de uma nascente de rio, fica situada no meio de um vale, que geograficamente é localizado entre dois paredões de rocha gigantescos. Com um lago cristalino de temperatura agradável – a temperatura do manancial gira em torno 22° – o monumento natural, que também se destaca pelo fácil acesso, é ponto imprescindível de visitação.

Procurando meios de visitar o Parque Nacional da Chapada das Mesas? Vá de MG3!

Essa área de conservação maranhense é encantadora, não é mesmo? Visite esse paraíso com a MG3!

Com um pacote especial para o réveillon de 2021, você pode passar a virada de ano da melhor forma: viajando e se divertindo. Não perca essa chance e venha viajar conosco! Clique aqui e reserve seu pacote.

Open chat