Os encantos da Lapônia

Os encantos da Lapônia

A Lapônia, região no extremo norte da Finlândia, é uma área que faz divisa com Suécia, Noruega e Rússia e é banhada pelo Mar Báltico. A área é conhecida por suas vastas áreas selvagens subárticas, seus resorts de esqui e seus fenômenos naturais. É a terra do Papai Noel, das renas, dos huskies siberianos, do povo saami. Seus cenários mudam completamente conforme as estações do ano.

Na Lapônia tudo é possível, você terá a oportunidade de andar de trenó puxado por renas, dirigir uma moto-neve, dormir em “iglus de vidro”, navegar a bordo de um autêntico navio quebra-gelo, visitar o Papai Noel em sua vila, e se as condições climáticas permitirem, assistir ao espetáculo da Aurora Boreal, as mágicas luzes do norte.

A Lapônia finlandesa é uma das áreas menos povoadas da Europa e isso torna a viagem ainda mais interessante. Sua natureza local surpreende qualquer um. Conhecida por ser uma das regiões mais frias do mundo, a Lapônia tem baixas temperaturas em todas as estações do ano — no verão, o termômetro não ultrapassa os 15ºC, e o inverno pode registrar até – 50ºC.

Atrativos

Sua capital, Rovaniemi, é conhecida mundialmente por ser a cidade natal do Papai Noel — portanto, lá você encontrará muitos espaços temáticos natalinos durante todo o ano, inclusive a casa do Papai Noel, você pode perambular pelas lojinhas de souvenires ou visitar o escritório do Papai Noel de onde é possível até enviar cartões postais selados oficialmente.

Já Kemi, é um pequeno município próximo a Rovaniemi, tem como uma de suas maiores atrações o castelo de neve, com bar e hotel de gelo, é um magnífico exemplo da obra-prima dos arquitetos e construtores locais. Dentro das paredes altíssimas do castelo de neve, crianças e adultos podem compartilhar experiências inesquecíveis. Esse castelo demora três semanas para ser construído. Somente depois disso é que as suas portas são abertas ao público, e a cada ano, exibe um tema e cenários diferentes.

Saariselkä é um pequeno vilarejo localizado no município de Inari, na região da Lapônia Francesa. Esse é um destino que atrai muitos turistas para esquiar, caminhar pelas ruas geladas, entre outras atividades. Além disso, a noite garante uma grata surpresa: acampar em iglus quentinhos com tetos de vidro para apreciar as estrelas, as luzes do Norte e as belas florestas da Lapônia. Quando hospedados em “Aurora Cabins”, umas cabines tipo iglu com teto de vidro, conseguimos observar deitados na cama o belo céu noturno do ártico, e se dermos sorte, as misteriosas luzes do norte da Aurora Boreal. Estas cabines são as acomodações perfeita para desfrutar da natureza circundante em pleno conforto, uma verdadeira cena de filme.

A Lapônia tem uma das mais fantásticas vistas de Aurora Boreal do mundo. A aurora boreal é provavelmente o fenômeno natural e visual mais bonito e admirado. É um jogo de luzes de cores, diferentes e, impressionante que pintam o céu e contrastam com o branco da neve polar durante o inverno. Existem duas formas de ver Aurora Boreal por lá, uma é fazer um tour guiado e a outra é ir em busca das luzes do norte por conta própria. As duas formas podem ser divertidas, lindas ou frustrantes já que se trata de um fenômeno natural e nem sempre elas aparecem, dependem da previsão do tempo e da natureza.

Essas são apenas algumas informações sobre o destino, que na realidade está repleto de belezas e pontos turísticos sem iguais, a Lapônia é uma região encantadora e vale a pena conhecê-la.

Paraísos Nórdicos

Os encantos da Lapônia

A Lapônia, região no extremo norte da Finlândia, é uma área que faz divisa com Suécia, Noruega e Rússia e é banhada pelo Mar Báltico.

LEIA MAIS >>