Encantos Do Jalapão

26/03/2021

Conheça a história e os pontos turísticos do Jalapão

Localizado no oeste de Tocantins, o Jalapão é um paraíso materializado que possui um território extenso de 34 mil km quadrados no qual ocupa 04 cidades do estado. Sua extravagância oferece uma cultura rica e especial, paisagens naturais inesquecíveis e uma culinária refinada, transformando o local em um ponto turístico altamente desejado para os viajantes aventureiros.

História

A história do Jalapão envolve muitas etnias e culturas, o que resulta em um local cheio de costumes e tradições diferenciadas. O local já foi habitado por muito povos, e dentre estes, estão as populações quilombolas que hoje habitam a região e formam um grupo de onze comunidades quilombolas.

Além disso, o território tocantinense já foi habitado há séculos por diversas etnias indígenas, como os Xerentes.

Características

De perfil naturalista, o Jalapão é uma região que oferece para seus visitantes inúmeras paisagens naturais de extrema beleza, como as piscinas naturais, cachoeiras, dunas de areais laranjadas, rios, formações rochosas e fervedouros.

Além disso, o lugar traz para os viajantes a oportunidade de conhecer iguarias tradicionais da culinária tocantinense, como as paçocas salgadas, o arroz com a famosa fruta que nasce em árvores de até 10 metros de altura, o pequi, e os pratos com caldos tradicionais.

Principais pontos turísticos

O Jalapão possui diversas paisagens encantadoras que conquistam o coração de quem passa, e dentre estas, uma das principais é a Cachoeira do Formiga.

Localizada perto da região de Mateiros, a cachoeira do formiga é uma paisagem natural apaixonante que traz uma experiência inesquecível para quem passa por lá, e isto deve-se ao fato da água totalmente transparente e vegetação verde clara existentes no local. Além disso, o lugar traz para seus visitantes uma espécie de hidromassagem natural por causa das quedas das águas, o que torna o ambiente indispensável para visitação.

A Comunidade Quilombola Mumbuca também faz parte das atrações principais da região, pois além de paisagens naturais, o Jalapão oferece experiências interculturais. Conhecidos por ser uma população local que tem origem dos indígenas e quilombolas, a comunidade vive nas terras do Jalapão há anos e tem sua vivência baseada na plantação e artesanato, oferecendo para quem visita o local, a oportunidade de possuir novos conhecimentos e vivências.

Outra atração indispensável do Jalapão é o Morro da Catedral. Localizado perto da região de Mateiros, o lugar dispõe para seus visitantes uma vista panorâmica do Jalapão e abre a possibilidade de observar uma vista exuberante, o que torna o ambiente um ótimo ponto de visitação.

O Jalapão é irresistível não é mesmo? Clique neste link e confira o roteiro de 8 dias pelo Jalapão que a MG3 preparou para você.

Siga a MG3 nas redes sociais para ficar antenado nas novidades, estamos no Facebook e Instagram.

Open chat